Sorriso Colégio e Curso

domingo, 31 de julho de 2011

O que é Macroglossia?

31 de Julho de 2011
Macroglossia é o crescimento anormal da língua, fazendo com que esta alcance um tamanho maior do que a cavidade bucal permite e trazendo prejuízos à função de fonação, respiração, sucção e/ou deglutição.
Causas
A causa da macroglossia pode ser primária, congênita ou secundária. Uma verdadeira hipertrofia é rara, sendo a principal causa da macroglossia a presença de um tumor benigno congênito (linfangioma é o mais frequente). Macroglossia verdadeira é um sintoma de comum ocorrência no cretinismo e no mongolismo. Em geral, é de ocorrência congênita, descoberta logo ao nascimento ou sendo suspeitada ao longo do desenvolvimento da criança após eventos inflamatórios devido a lesões (associadas ao surgimento dos dentes).

Listagem das causas

Aumento transitório da língua:

-abscessos
-angioedema
-hematoma
-intoxicação por medicamentos e alimentos.
-picada de inseto

Aumento persistente da língua:

-cistos
-hemangioma
-linfangioma
-tumores
-Consequências

Ocorre, mais pronunciadamente, má-oclusão. Devido à precocidade do surgimento da alteração, é comum o desenvolvimento anormal da mandíbula e da ossatura da face, havendo então prejuízo tanto primário quanto secundário da função fonadora.

Tratamento
É dependente da causa subjacente para a macroglossia. O tratamento clássico, na criança, consiste na cirurgia, através da glossectomia parcial. É indicação óbvia na remoção de tumores, mas discutida por muitos autores na hipertrofia associada às diversas doenças causadoras. Inquestionável é a necessidade e os resultados obtidos pelo acompanhamento fonaudiológico precoce, com significativo resultado positivo na inteligibilidade e mesmo qualidade da fala.

Fonte: Wikipédia/Blog Nos-On-Liner/Blog Diniz K-9

Um comentário:

  1. Nossa , que do do menino ... espero que melhores xD

    ResponderExcluir